top of page

Artistas/ grupos de Blues iniciados pela letra "R"

Veronica "Randy" Crawford (nascida em 18 de fevereiro de 1952, Macon, Georgia) tem como base o jazz no entanto é cantora de R & B. Apesar de americana, tem tido mais sucesso na Europa. Nunca entrou na famosa lista da Bilboard Hot 100 como artista a solo. Teve várias sucessos no Reino Unido, onde por exemplo "One Day I'll Fly Away" foi o seu segundo tema a entrar nas tabelas no ano de 1980. 
Crawford iniciou-se pela primeira vez em shows nos clubes de Cincinnati, mas fez algum sucesso em meados dos anos 1970, em Nova York, onde actuou com músicos de jazz famosos tais como George Benson ou Cannonball Adderley. Assinou com a editora Columbia Records e lançou seu primeiro single, "If You Say the Word" em 1972. Adderley convidou-a para cantar no seu álbum, Big Man (1975). Crawford gravou "Don't Get Caught in Love's Triangle", produzido por Johnny Bristol, durante o seu curto período na etiqueta Columbia. Em 1978, Crawford participa  no segundo álbum solo do ex-guitarrista do Genesis Steve Hackett. Seu voz aos temas "Hoping Love Will Last", e na música de abertura no lado B " Please Don't Touch ". Em 1979 mais um hit "Street Life".

 

Essa música ficou no topo da tabela de jazz dos Estados Unidos durante 20 semanas e tornou-se  um disco clássico raro. Ele foi destaque na banda sonora do filme, Sharky's Machine, e apareceu em alguns comerciais televisivos no início de 2000. Transferiu-se para a Warner Bros depois de "Street Life", gravado e fez ainda digressões pela Europa. Crawford foi nomeada para o "Most Outstanding Performer" no Tokyo Music Festival 1980. Cantou ainda temas que se tornaram standarts, como  "One Day I'll Fly Away" (1980); "You Might Need Somebody" (1981); e "Rainy Night in Georgia" (1981); todos estes tornaram-se hits da soul. O álbum, " Secret Combination "(1981) ficou no top de albuns do Reino Unido durante 60 semanas, em 1986 voltou ao Top Ten   do Reino Unido  com "Almaz", em 1986. Permaneceu com a Warner Bros. até o início de 1990, mas foi incapaz de criar um grande Hit de R & B, apesar de ser prontamente identificada com uma versatilidade assinalável e excelente performer. Uma das melhores vocalistas femininas da nossa era.

Randy Crawford - Rich and Poor 1989

Randy Crawford - The Best Of Randy Crawford 2011

 

Randy Crawford - Feeling Good 2006

 

Randy Crawford - No regrets 2008

 

Mistérios por Revelar é um site que aborda temáticas diversas.

Para observar todo o conteúdo click no Link abaixo

bottom of page