top of page

Artistas/ grupos de Blues iniciados pela letra "B"

George Guy "Buddy" (nascido em 30 de julho de 1936) é um guitarrista de blues e cantor americano. Aclamado pela crítica, ele é um pioneiro dos blues com o som típico de Chicago e tem servido como uma influência para alguns dos músicos mais notáveis ​​da sua geração, incluindo Eric Clapton, Jimmy Page, Jimi Hendrix e Stevie Ray Vaughan. Na década de 1960 Guy foi um dos membro da banda de Muddy Waters e foi um guitarrista residente da Chess Records. Ele pode ser ouvido em "Killing Floor", de Howlin 'Wolf e "Wang Dang Doodle" de Koko Taylor, bem como participações com uma série de registros com o gaitista Junior Wells. 

 

Nº 30 na lista da revista Rolling Stone dos "100 Maiores Guitarristas de Todos os Tempos", Guy é conhecido por seu carisma no palco: tocando a sua guitarra com baquetas ou passear para a platéia solando. A canção "Stone Crazy" foi classificada em 78º na lista da Rolling Stone das 100 melhores músicas de guitarra de todos os tempos. A autobiografia de Guy - My Story, foi lançada a 08 de Maio de 2012. E quanto à sua música Buddy Guy é muitas vezes rotulado "Chicago Blue", num estilo muito particular e simultãneamente distinto. A sua música varia entre os mais tradicionais, e profundos blues ao rock, soul ou free jazz que transformando o seu desempenho único em cada noite. 

 

Buddy Guy tem feito a ponte entre o blues e rock and roll. É um dos laços históricos entre Chicago blues elétricos e pioneiros de Muddy Waters e Howlin 'Wolf e músicos populares, como Eric Clapton, Jeff Beck, Jimi Hendrix e Jimmy Page, bem como revivalista posteriores como Stevie Ray Vaughan. Além disso, a sua técnica de guitarra denominada "Pathfinding"  Guy também contribuiu muito para o rock and roll. A sua forma de tocar guitarra è agressivo; usa a distorção e feedback, como pontos fortes, técnicas pioneiras usados em solos mais longos; imagem de marca são também as mudanças de volume e textura; è foi impulsionado pela emoção e pelo impulso. Estas lições foram aprendidas e aplicadas ansiosamente pela nova onda de artistas britânicos da década de 1960 e mais tarde tornou-se um dos atributos básicos da música blues-rock e de toda a sua prole, hard rock e heavy metal. Guy actuou no Hall of Fame.

 

Buddy Guy ganhou seis  Grammy Awards tanto nos seus trabalhos nas guitarras elétricas bem como acústicas, quer dentro das actuais formas contemporâneas de fazer música quer na formas mais tradicionais dos blues. Em 2003, ele foi premiado com a Medalha Nacional das Artes. Foi introduzido no Hall da Fama do Rock and Roll em 14 de março de 2005 por Eric Clapton e BB King.

Buddy Guy - Rhythm and Blues (CD 1 – Rhythm) 2013

Buddy Guy - Rhythm and Blues (CD 2 – Rhythm) 2013

Buddy Guy -Bring 'Em In 2005

Buddy Guy - Living Proof 2010

Buddy Guy - Buddy's Baddest: The Best of Buddy Guy 1999

Buddy Guy - Live at Legends 1999

Buddy Guy - Skin Deep 2008

Buddy Guy - Breaking Out 1988

Buddy Guy - Buddy Guy - Sweet Tea 2001

Buddy Guy - The Dollar Done Fell 1980

Buddy Guy - Superstar [Live]

Mistérios por Revelar é um site que aborda temáticas diversas.

Para observar todo o conteúdo click no Link abaixo

bottom of page